Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez terá nova pista de aterragem

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje um investimento de 134.636 euros em uma nova pista de aterragem e três pontos de estacionamento de helicópteros no Centro de Meios Aéreos (CMA) que serve o Minho e a Galiza.

Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez terá nova pista de aterragem
Notícias ao Minuto

16:06 - 27/03/24 por Lusa

País Incêndios

O CMA, localizado naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, integra a estrutura do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, onde, por se tratar de um território transfronteiriço, o raio de ação das aeronaves ali sedeadas permite também dar cobertura ao território da Galiza.

A localização "estratégica e centralizada" do CMA permite ainda dar cobertura aos distritos de Braga e Vila Real.

Na nota hoje enviada às redações, a autarquia de Arcos de Valdevez adiantou que a empreitada, adjudicada à empresa Predilethes, prevê "a construção de uma nova FATO (Pista de Aterragem) e de três pontos de estacionamento para os helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk e Eurocopter AS350 Écureil, com vista à sua utilização no âmbito do combate a incêndios rurais e de emergência médica".

Em junho de 2023, entrou em funcionamento o novo hangar do CMA, em um investimento de cerca de um milhão de euros.

A construção do hangar do CMA foi iniciada em dezembro de 2022. A nova infraestrutura é constituída por uma "área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento" e uma segunda "para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas".

A empreitada, foi cofinanciada pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), Portugal 2020, com um investimento elegível de 630.000 euros e comparticipação comunitária de 472.500 euros.

Com uma área total de 222 mil hectares, o distrito de Viana do Castelo tem 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.

Leia Também: Homem de 62 anos morre em incêndio em moradia em Ourique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório