Homem que matou duas mulheres no Centro Ismaili acusado de 11 crimes

Os factos tiveram lugar no dia 28 de março de 2023, no Centro Ismaili, em Lisboa.

centro ismaili, ataque, lisboa, atentado

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Marta Amorim
25/03/2024 19:27 ‧ 25/03/2024 por Marta Amorim

País

Centro Ismaili

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) deduziu acusação contra o homem que, a 28 de março do ano passado, matou duas mulheres no Centro Ismaili, em Lisboa.

O homem, de nacionalidade afegã, está assim acusado de dois crimes de homicídio agravado, seis crimes de homicídio agravado na forma tentada, dois crimes de resistência e coação sobre funcionário e um crime de detenção de arma proibida.

Segundo esclarece o DCIAP em comunicado, "o arguido padecia, à altura dos factos e, ainda, padece de anomalia psíquica, desde logo um quadro psiquiátrico de esquizofrenia e de uma perturbação da personalidade mista, designadamente perturbação de personalidade narcisista e perturbação de personalidade antissocial", pelo que foi requerida a declaração da inimputabilidade.

Para o DCIAP, existe uma elevada probabilidade de o arguido vir a praticar outros crimes da mesma natureza, "pelo que o DCIAP requereu, também, a aplicação judicial de medida de segurança de internamento".

O inquérito foi dirigido pelo DCIAP, com a coadjuvação da Polícia Judiciária – Unidade de Contra Terrorismo. O arguido, note-se, encontra-se sujeito à medida de coação de internamento preventivo em hospital psiquiátrico. 

Abdul Bashir, de 27 anos, estava em Portugal há cerca de um ano com os três filhos menores - de 9, 7 e 4 anos - quando cometeu o crime. 

Matou duas mulheres no Centro Ismaili à facada, Mariana Jadaugy, de 24 anos, e Farana Sadrudin, de 49, ambas de nacionalidade portuguesa.

Leia Também: Português detido na Indonésia levou cocaína líquida em frascos de champô

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas