Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Marinha termina buscas por tripulante indonésio ao largo de S. Miguel

Buscas começaram a 22 de março.

Marinha termina buscas por tripulante indonésio ao largo de S. Miguel
Notícias ao Minuto

21:36 - 24/03/24 por Notícias ao Minuto

País Açores

A Marinha Portuguesa deu por encerradas as buscas por um tripulante nacionalidade indonésia da embarcação de pesca 'Garcia Miguel', que "caiu ao mar enquanto decorria a faina de pesca", a cerca de 345 milhas, o equivalente a 639 quilómetros a nordeste da ilha de S. Miguel, nos Açores. 

O esforço de buscas começou às 13h18 de 22 de março e foi dado por encerrado às 13h00 deste domingo, segundo informou a própria Marinha, em comunicado.

Foi empenhada a Corveta António Enes que "durante 41 horas, não obstante as condições meteorológicas adversas que se faziam sentir no local, se deslocou para a área de operações, tendo o navio efetuado buscas na área em complemento do esforço de busca efetuado por outros navios mercantes, sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada)".

"Mesmo após ter sido ultrapassado em tempo o limite máximo de sobrevivência da vida humana no mar, em função da temperatura da água do mar no local e condições ambientais verificadas", a corveta continuou a missão por "mais 14 horas", até que fosse considerado como "totalmente impossível" encontrar-se com vida o tripulante naufragado. 

"Manter-se-á em vigor o aviso à navegação que alerta todos os navios e embarcações que cruzam a área, para se manterem atentos e reportarem qualquer avistamento", lê-se na mesma nota informativa.

Foram empenhados um total de 10 unidades e efetuadas buscas numa área de 1.600 milhas náuticas quadradas, aproximadamente 5.487 quilómetros quadrados, que corresponde a uma área equivalente a mais de 500 campos de futebol.

"A Marinha permanece vigilante e empenhada, 24 horas por dia e 365 dias por ano, na proteção e segurança de todos os espaços marítimos sob responsabilidade nacional, independentemente do estado do mar que se faça sentir, contribuindo para a salvaguarda das populações onde e quando seja necessário", concluiu a mesma no comunicado.

Leia Também: ONU estima mais de 150 migrantes desaparecidos em naufrágio na Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório