Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bombeiros pedem "diálogo" para resolver problemas na Madeira

Vão ocorrer várias reuniões, entre esta quarta-feira e sexta-feira.

Bombeiros pedem "diálogo" para resolver problemas na Madeira
Notícias ao Minuto

10:29 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

País ANBP/SNBP

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) pediram, esta quarta-feira, "diálogo" para "resolver os problemas dos bombeiros na Região Autónoma da Madeira (RAM)".

Será desenvolvido um ciclo de reuniões, entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, com diversas entidades ligadas ao sector dos Bombeiros e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira.

"Estas audiências foram solicitadas por ANBP/SNBP e têm como objetivo abordar questões fundamentais que afetam a segurança e a estabilidade das carreiras dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) da RAM", lê-se em comunicado.

A ANBP/SNBP tem como principais reivindicações, no que toca aos Bombeiros Sapadores, a "atualização do subsídio de risco", a "regulamentação da atribuição do subsídio de penosidade e insalubridade", o "direito ao subsídio de disponibilidade permanente", o "regime de aposentação digna" e a "revisão do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local".

Já no caso dos Bombeiros Profissionais que integram as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), "vão ser debatidos vários temas importantes com as Direções das AHBV, entre os quais, a formação profissional, o modelo de financiamento das AHBV, recursos humanos e o seu estatuto".

Os representantes dos bombeiros "esperam  que estas reuniões resultem em discussões significativas e em ações concretas para melhorar as condições e garantir o apoio adequado aos Bombeiros Sapadores e aos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da RAM".

Leia Também: Comunidade britânica organiza recolha de fundos para bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório