Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Norte do país acordou pintado de branco. Louis já trouxe neve a Portugal

Na quinta-feira, o IPMA emitiu avisos de queda de neve para 10 distritos do continente.

Notícias ao Minuto

08:44 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Ainda que deva afetar principalmente a região noroeste de França, a depressão Louis já começou a ‘fazer das suas’ em Portugal. É que, esta sexta-feira, várias regiões do Norte do país acordaram pintadas de branco.

Imagens publicadas na página Meteo Trás os Montes - Portugal dão um vislumbre do clima que se faz sentir em Padornelos, Montalegre, onde caiu a "nevada do ano", tal como previsto pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), e como poderá verificar na galeria acima.

De facto, os transportes escolares foram suspensos hoje naquela região, deixando em casa cerca de 600 alunos, segundo disse o comandante dos bombeiros, Miguel Monteiro, à agência Lusa.

Também a Senhora da Serra, em Bragança, acordou com neve, bem como a Serra da Padrela, no Alto Tâmega e Barroso.

Aliás, as estradas do maciço central da Serra da Estrela foram encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a neve que começou a cair ao início da noite de quinta-feira obrigou ao corte dos troços números 1 (Portela do Arão - Lagoa Comprida), 2 (Lagoa Comprida - Sabugueiro), 11 (Piornos - Torre), 12 (Torre - Torre) e 13 (Torre - Lagoa Comprida).

A mesma fonte referiu que durante a noite foi também encerrado o troço número 9 que liga Piornos a Manteigas, no distrito da Guarda.

Recorde-se que, na quinta-feira, o IPMA emitiu avisos de queda de neve para 10 distritos do continente.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09h00 de sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros.

O aviso é elevado para laranja entre as 18h00 de hoje e as 09h00 de sábado nos distritos de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guarda e Castelo Branco, prologando-se nestes dois últimos até às 18h00.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo "está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias".

[Notícia atualizada às 09h49]

Leia Também: Mau tempo tem nome: Louis. Depressão afetará França mas também Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório