Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 28º

Mau tempo tem nome: Louis. Depressão afetará França mas também Portugal

Depressão Louis foi nomeada, na quarta-feira, pela Meteo France.

Mau tempo tem nome: Louis. Depressão afetará França mas também Portugal
Notícias ao Minuto

09:25 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

A este ponto já percebeu que o tempo vai mudar. Depois de uns dias de tempo de primavera, com sol e temperaturas que fizeram a população acorrer às praias, estas vão ficar perigosas, não só porque vem aí chuva, mas também porque a agitação marítima vai deixar sete distritos em aviso vermelho. 

Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo "está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias".

O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês),

Esta depressão afeta principalmente a região noroeste de França mas Portugal vai ter a sua quota parte de estragos. 

Há previsão de "períodos de chuva" que vão passar "gradualmente a regime de aguaceiros" inicialmente a Norte e depois nas restantes regiões, "queda de neve a partir do meio da tarde acima de 1.400 metros", "vento forte" e "agitação marítima forte".

Esta quinta-feira, o céu estará "muito nublado" e haverá nevoeiro, principalmente durante a manhã, diminuindo "a partir do meio da tarde de norte para sul". O IPMA prevê ainda uma "pequena descida da temperatura máxima" em todo o país.

As temperaturas mínimas vão estar entre os 1ºC na Guarda, 3ºC na Guarda, 5ºC em Vila Real e os 12ºC em Lisboa e Faro. Por sua vez, as máximas estão entre os 12ºC e os 20ºC, registados em Setúbal e Santarém.

Leia Também: Agitação marítima? Aviso vermelho para sete distritos na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório