Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Ativistas celebram o preservativo no Dia dos Namorados em Lisboa

O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a AIDS Healthcare Foundation (AHF) assinalam na quarta-feira o Dia Internacional do Preservativo, que hoje se comemora, com rastreios, preservativos e espetáculos no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa.

Ativistas celebram o preservativo no Dia dos Namorados em Lisboa
Notícias ao Minuto

18:07 - 13/02/24 por Lusa

País Dia dos Namorados

Num comunicado, o GAT realçou que as comemorações acontecem na quarta-feira, no Dia dos Namorados, simultaneamente em 45 países, para recordar que "o preservativo está sempre na moda e que, por isso, deve ser acessível sem barreiras a todas as pessoas que dele necessitam".

As comemorações começam às 10h00 com uma evocação do preservativo no palco do Miradouro de São Pedro de Alcântara, onde serão também oferecidos rastreios gratuitos, anónimos e confidenciais para o VIH, VHB e VHC (hepatites) e sífilis, além da divulgação e distribuição de preservativos.

No Miradouro decorrem ainda espetáculos a partir das 16h00, com o DJ Kiko is Hot, seguido da atuação das 'drag queens' Lucy Fromell, Fortuna Beige e Miss Velvet.

No comunicado, Ricardo Fernandes, Diretor Executivo do GAT, realçou que o preservativo previne o VIH e alertou que Portugal "não conta com uma estratégia para a prevenção do vírus da sida", liderando o top das infeções por VIH na Europa Ocidental.

O GAT reivindicou "mais e melhores estratégias, nomeadamente 'um plano de distribuição e recursos que apoiem as organizações que estão no terreno' para que seja possível chegar a mais pessoas e prevenir as infeções sexualmente transmissíveis (IST)".

No ano passado, o GAT referenciou mais de 1.800 pessoas para o medicamento que previne o VIH e o seu serviço "Love Condoms" distribuiu gratuitamente mais de um milhão e duzentos mil preservativos e cerca de quinhentas mil embalagens de gel lubrificante.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são reportadas diariamente mais de um milhão de infeções sexualmente transmissíveis e mais de 117 milhões de novas infeções de VIH foram evitadas desde 1990 com o uso do preservativo.

Leia Também: Liga Portuguesa Contra a Sida apela para utilização de preservativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório