Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Legionella. Nova contra-análise negativa reabre balneários em Gondomar

Os dois balneários da Escola Secundária de Gondomar, encerrados desde dezembro devido à deteção da bactéria 'legionella' SPP, foram hoje reabertos após ter sido conseguida a terceira contra-análise negativa, revelou à Lusa fonte daquela escola do distrito do Porto.

Legionella. Nova contra-análise negativa reabre balneários em Gondomar
Notícias ao Minuto

14:37 - 02/02/24 por Lusa

País Gondomar

Os resultados comunicados na quinta-feira à direção da escola, concretizados a partir da recolha de água ocorrida a 15 de janeiro e submetida a análise no dia 25, confirmaram a ausência da bactéria e foram transmitidos pela Parque Escolar, acrescentou a fonte.

Em 13 de dezembro, em resposta à Lusa, a Parque Escolar informou que no dia anterior, "no âmbito do plano de manutenção e conservação preventiva da Escola Secundária de Gondomar, foram recolhidas amostras, tendo sido registada a presença da bactéria 'legionella' SPP, num chuveiro do balneário feminino e num chuveiro do balneário masculino".

Cumprida a pausa de Natal, os alunos retomaram as aulas com indicações da direção para a não utilização dos dois balneários onde foi encontrada a bactéria, passando, a partir de 03 de janeiro, os rapazes a ter disponíveis os "balneários 1 e 2" enquanto as raparigas poderiam usar os "balneários 5, 6 e 7", mas com a recomendação de não usarem "os chuveiros de água quente".

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Leia Também: Trânsito na EN108 em Valbom, Gondomar reaberto desde as 19h35

Recomendados para si

;
Campo obrigatório