Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Relatório ambiental do Plano Ferroviário Nacional já está concluído

O secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, disse hoje que o relatório ambiental do Plano Ferroviário Nacional está concluído e que o próximo Governo receberá este processo pronto.

Relatório ambiental do Plano Ferroviário Nacional já está concluído
Notícias ao Minuto

19:17 - 22/01/24 por Lusa

País Ministério das Infraestruturas

"O relatório ambiental já está concluído", disse o secretário de Estado, salientado que "em princípio" ficará tudo pronto para que o Governo que resultar das próximas eleições possa "decidir o que fazer com o Plano Ferroviário Nacional".

Frederico Francisco falava no encerramento do encontro sobre "As perspetivas do desenvolvimento da ferrovia nacional - dos planos à concretização", promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), que decorreu hoje em Lisboa.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é a entidade responsável pela avaliação ambiental estratégica, sendo esta um dos requisitos obrigatórios para projetos como o Plano Ferroviário Nacional (PNF) que, recorde-se, foi apresentado em novembro de 2022.

Em declarações aos jornalistas à margem da conferência, o governante não detalhou a data para a conclusão do processo, reiterando apenas que objetivo é que a versão final do PNF fique pronta "para que o novo governo, quando tomar posse, possa pegar nela de imediato".

Já em relação à alta velocidade e questionado sobre o custo total da ligação Lisboa-Porto, o secretário de Estado referiu que este ronda cerca de 4,5 mil milhões a 5 mil milhões de euros, em valor atual líquido.

Em entrevista à Lusa, publicada na semana passada, o secretário de Estado tinha já dito que o investimento no eixo Lisboa - Valença da linha ferroviária de alta velocidade até à Galiza está estimado pelo Governo em cerca de sete a oito mil milhões de euros.

Leia Também: IP: Alta velocidade em bitola ibérica é essencial na ligação a Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório