Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cristãos em semana de oração marcada pela necessidade de diálogo

A importância do diálogo e convergência num contexto político e social "marcado pela divisão e extremar de posições" vai estar presente na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a realizar entre 18 e 25 de janeiro.

Cristãos em semana de oração marcada pela necessidade de diálogo
Notícias ao Minuto

10:59 - 12/01/24 por Lusa

País Religião

Promovida pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) e pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), esta Semana de Oração terá como tema "Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo", procurando os promotores que, "o ano celebrativo do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos (...), seja vivido com ações concretas de solidariedade e de compaixão com todos aqueles e aquelas cujas feridas necessitam de ser tratadas".

As igrejas cristãs que integram o COPIC (Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana, Igreja Evangélica Metodista Portuguesa, Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal e Igreja Evangélica Alemã do Porto), bem como a Igreja Católica, reconhecem a "necessidade de se encontrar consensos nacionais abrangentes relativos aos grandes desafios que o país atravessa mormente na área da habitação, da integração do estrangeiro, da baixa natalidade e do aumento da pobreza, agora também no seio da classe média".

Assim, estas confissões religiosas, "conhecedoras da difícil situação vivida por muitos portugueses, migrantes e refugiados, (...) apelam também ao Estado para que reforce o seu apoio financeiro às muitas instituições de solidariedade social que vivem atualmente tempos de grande dificuldade e que, apesar de tudo, estão no terreno e na linha da frente na ajuda aos mais necessitados", segundo um comunicado a propósito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Na mensagem, e "entendendo a política como a arte do entendimento e do serviço público", é sublinhado "o importante papel dos órgãos de comunicação social na transmissão de mensagens capazes de gerar esperança e paz num contexto internacional de guerra e de profunda desolação".

A cidade de Coimbra foi a escolhida para uma celebração ecuménica nacional, a realizar na noite de sexta-feira, 19 de janeiro.

O "oitavário pela unidade da Igreja" começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

Por seu turno, a Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) assinala, entre 14 e 21 de janeiro, a Semana Universal de Oração, que este ano evoca os 50 anos do Pacto de Lausanne, saído do congresso mundial de evangélicos realizado naquela cidade suíça em 1974, com a participação de representações de mais de 150 países, e que se tornou um ponto de referência para a missão dos crentes evangélicos.

Leia Também: Papa pede o fim dos ataques contra civis e da perseguição a cristãos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório