Operação 'Miragem'. Sete detidos por sequestros e roubo de bitcoins

Os suspeitos atuaram na zona de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, em setembro e novembro de 2021.

Notícia

© Global Imagens 

Notícias ao Minuto
12/12/2023 12:42 ‧ 12/12/2023 por Notícias ao Minuto

País

Operação 'Miragem'

Seis homens e uma mulher, todos estrangeiros, com idades compreendidas entre os 37 e os 52 anos, foram detidos, esta terça-feira, no âmbito da Operação 'Miragem', "pela presumível autoria, entre outros, dos crimes de roubo agravado e sequestro", revelou a Polícia Judiciária (PJ).

De acordo com um comunicado daquela autoridade a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a PJ dá conta que "este grupo criminoso, com diferentes configurações, recorreu a ações do tipo paramilitar, planeou cuidadosamente e levou cabo dois roubos na zona de Castelo Branco e Idanha-a-Nova [distrito de Castelo Branco], em setembro e novembro de 2021, visando a apropriação de bitcoins, na posse de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal".

Durante um dos roubos, "os autores sequestraram cinco cidadãos que se encontravam a residir numa propriedade rural, obrigando um deles, sob ameaça de armas de fogo, a transferir dezenas de bitcoins, na altura com valor de mercado de cerca de três milhões de euros, para várias carteiras", lê-se ainda.

Num segundo roubo, no decurso do qual sequestraram cinco pessoas, "não lograram concretizar a transferência, conforme planearam".

No decurso das buscas realizadas nas zonas de Lisboa, Loulé, Portimão, Monsanto e Penamacor, resultou a apreensão, entre outros elementos probatórios, de equipamentos informáticos que se suspeita tenham sido utilizados para transacionar os bitcoins roubados.

Os detidos, através de mandados de detenção, irão ser presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. 

A investigação contou ainda com a colaboração da EUROPOL e do Departamento de Investigação Criminal de Guarda, participando na operação agora desencadeada elementos de outras unidades da Polícia Judiciária, nomeadamente da Unidade Nacional Contraterrorismo, da Diretoria do Sul e do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, revela a PJ.

Leia Também: PJ terá detido dos maiores traficantes de Lisboa. Operação está em curso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas