Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

ASAE instaura 19 contraordenações em fiscalização a talhos em todo o país

Foram fiscalizados 100 operadores económicos.

ASAE instaura 19 contraordenações em fiscalização a talhos em todo o país
Notícias ao Minuto

11:30 - 09/12/23 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização direcionada aos operadores económicos que se dedicam ao comércio de carnes e seus produtos (talhos), de norte a sul do país, que terminou com a instauração de  19 contraordenações e apreensão de mais de 20 quilos de carne e queijos.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, este sábado, a ASAE revela que a operação teve o objetivo de "verificar o cumprimento dos requisitos específicos do setor, com especial destaque para o controlo de origem e rotulagem, as circunstâncias de conservação e exposição, e as condições higiénicas e sanitárias das instalações".

No total, foram fiscalizados "100 operadores económicos, maioritariamente retalhistas, tendo sido instaurados 19 processos contraordenacionais".

Como principais infrações destaca-se "a distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, a falta de mera comunicação prévia, o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de requisitos, e a falta, inexatidão ou deficiência na rotulagem".

A ASAE apreendeu ainda "cerca de 22 kg de carne de bovino e queijos" e "um instrumento de pesagem (balança), tudo com um valor aproximado de 700,00 Euros".

Leia Também: Guardas prisionais manifestam revolta por subsídio só abranger PJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório