Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

PSP alerta para "risco elevado" no Benfica-Inter. Eis alguns conselhos

Ainda que a hora oficial de abertura de portas do estádio ao público esteja prevista para as 18h00, a PSP terá iniciado "a sua ação durante a manhã, incidindo no âmbito da fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel".

PSP alerta para "risco elevado" no Benfica-Inter. Eis alguns conselhos
Notícias ao Minuto

17:06 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

País PSP

Face à partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Inter de Milão, que se realiza esta quarta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, pelas 20h00, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) apelou a que os adeptos “adotem comportamentos de fair play desportivo”, além de ter informado que montará uma operação de segurança devido ao “risco elevado” do evento.

“A PSP apela a que os adeptos que se desloquem ao estádio adotem comportamentos de fair play desportivo, que evitem ações que ponham em causa a segurança de terceiros bem como a perturbação da ordem e tranquilidade públicas e que respeitam as instruções dos polícias ali em serviço”, detalhou a força de segurança, em comunicado enviado às redações.

É que, segundo a “legislação nacional em vigor, este é considerado um evento de ‘risco elevado’", uma vez que se prevê "a lotação de aproximadamente 57 mil pessoas”.

Ainda que a hora oficial de abertura de portas do estádio ao público esteja prevista para as 18h00, a PSP terá iniciado “a sua ação durante a manhã, incidindo no âmbito da fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel”.

De acordo com as autoridades, preveem-se constrangimentos de trânsito entre as 17h00 e as 23h00 na Av.ª Colégio Militar (junto à saída da estação do metropolitano com o mesmo nome) e no acesso da 2.ª Circular à Avª. Colégio Militar – Entrada/Saída TV Compound, sendo que “o trânsito na Av.ª Colégio Militar estará condicionado sempre que seja necessário a deslocação de adeptos entre a estação do metropolitano e a entrada do TV Compound”.

Estará destacado para o evento um dispositivo “onde se incluem diversas valências da PSP”, cuja principal missão passa por “garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior do complexo desportivo, a manutenção da ordem pública, e […] minimizar os impactos dos condicionamentos rodoviários necessários a esta operação de segurança”.

Nessa linha, a PSP aconselhou os adeptos “a deslocarem-se para o Estádio em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do mesmo” e “a chegarem com antecedência, dada a elevada afluência ao estádio e a necessidade de realização dos necessários procedimentos de segurança”. Caso tenham viatura própria, deverão usar o “estacionamento em parques destinados para o efeito”, e evitar “portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo”.

A PSP recordou ainda que, segundo a legislação em vigor, é crime “a distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares”, “a prática de dano em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público, a “participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo, “a entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado)” e, por fim, “agressões, provocadas individualmente ou em grupo”.

Se considerar necessária a intervenção das autoridades, poderá ligar para o 112, devendo ainda guardar no seu telemóvel o número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (217 654 242), ou digitar [21 polícia].

Leia Também: Benfica-Inter: Luz apaga-se na Champions de olho na Liga Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório