Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Marinha resgata velejador ferido após queda ao mar ao largo de Aveiro

Caiu ao mar na madrugada de terça-feira, "sofrendo um traumatismo no peito e costas".

Notícias ao Minuto

17:10 - 18/10/23 por Notícias ao Minuto

País Mar

Um velejador solitário de nacionalidade polaca, com 55 anos, que se encontrava a 240 quilómetros a oeste de Aveiro, foi resgatado pela Marinha, na quarta-feira, após ter caído ao mar e ficado ferido durante a madrugada de terça-feira.

De acordo com um comunicado no site da Marinha, o homem, que circulava "no seu veleiro ELBLAG, de cinco metros de comprimento", caiu ao mar na madrugada de terça-feira, "sofrendo um traumatismo no peito e costas".

"Conseguiu subir a bordo do veleiro, mas as dificuldades em respirar não permitiram que conseguisse prosseguir a sua viagem, pedindo apoio cerca de vinte horas após este incidente", refere-se.

O navio da Marinha NRP Sines "chegou à posição do veleiro esta quarta-feira, às 07h10, depois de ter navegado em condições de mar muito adversas". "Foi necessário confirmar se o velejador ainda se encontrava a bordo e, caso estivesse, se estaria consciente", relata a Marinha.

O navio fez uma passagem muito próxima ao veleiro, efetuando, em simultâneo, várias chamadas pelo rádio e soando a sereia do navio. "Após algumas tentativas, o velejador deu sinal de vida e pediu para ser resgatado por não se encontrar fisicamente capaz de governar a pequena embarcação face às condições de vento e de mar", lê-se ainda, na nota.

Face às condições adversas, o comandante do navio da Marinha decidiu atracá-lo ao veleiro à deriva e resgatar o velejador. O homem acabou por ser resgatado, assistido pela equipa de saúde e estabilizado na enfermaria do navio.

A Marinha acrescenta que o velejador se encontra ainda a bordo do navio a receber assistência médica, que navega rumo à Base Naval de Lisboa, onde está previsto atracar ao final da tarde.

A vítima será posteriormente encaminhada para unidade hospitalar.

Veja o vídeo do momento acima.

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Marinha e AMN alertam para agitação do mar. Esperadas ondas de 11 metros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório