Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Portuguesa a liderar grupo da NATO? "Excelente notícia para Portugal"

O grupo de peritos, liderado por Ana Santos Pinto, terá como missão de apoiar a Aliança na revisão da sua abordagem à vizinhança Sul.

Portuguesa a liderar grupo da NATO? "Excelente notícia para Portugal"
Notícias ao Minuto

15:49 - 06/10/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Augusto Santos Silva

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, saudou, esta sexta-feira, a designação da professora portuguesa Ana Santos Pinto para liderar o grupo de peritos da NATO sobre o flanco Sul, considerando tratar-se de "excelentes notícias para Portugal".

"O secretário-geral da NATO acaba de nomear um grupo de peritos independentes para enriquecer a reflexão da Aliança sobre o seu flanco sul. E designou Ana Santos Pinto para coordenar o grupo", começou por referir Santos Silva numa publicação na rede social X (antigo Twitter). 

"Duas excelentes notícias para Portugal!", acrescentou.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já se tinha "congratulado" pela designação, sublinhando ser "a primeira vez que uma personalidade portuguesa preside a um grupo desta natureza na NATO".

O objetivo do grupo, segundo um comunicado da diplomacia portuguesa, é apresentar um conjunto de propostas concretas para aprovação de uma nova abordagem à região na próxima cimeira da NATO, que deverá acontecer em Washington, em julho de 2024, por ocasião do 75.º aniversário da Aliança Atlântica.

O grupo de peritos independentes, que será presidido por Ana Santos Pinto, terá assim a missão de apoiar a Aliança na revisão da sua abordagem à vizinhança Sul.

Terá ainda de preparar um relatório a submeter ao secretário-geral da NATO, até abril de 2024, antes da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica e integrará personalidades de vários países aliados: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia.

Leia Também: Portuguesa designada para liderar grupo de peritos da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório