Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Sismos? Saiba o que devem ter os kits de sobrevivência

Além de comida para (pelo menos três dias) e de um estojo de primeiros socorros, há outros objetos que deve ter dentro de uma mochila pronta a pegar.

Sismos? Saiba o que devem ter os kits de sobrevivência
Notícias ao Minuto

10:53 - 06/09/23 por Notícias ao Minuto

País Sismos

Nas últimas horas foram registados vários sismos Portugal, algo que não é insólito uma vez que o nosso país é atravessado por duas placas tectónicas. Perante isso, como recorda a DECO, não podemos descartar a ocorrência de tsunamis, inundações e desabamentos.

É por isso importante saber o que fazer em casos de sismos e ter preparado um kit de sobrevivência com objetos e produtos simples, que muitas vezes são esquecidos nas gavetas dos quartos, despensa ou garagem, mas que fazem diferença em situações de catástrofes.

Para fazer um kit de sobrevivência precisa, primeiro, de uma mochila de "material resistente" para guardar comida e bebidas para três dias, "no mínimo", realça a DECO.

Escolha comida que não precise de ser cozinhada e evite alimentos salgados, para diminuir a necessidade de beber água. Ah! E verifique com regularidade a data de validade dos alimentos, substituindo-os, se necessário.

Deve assim colocar várias garrafas de água, géis energéticos (utilizados normalmente em atividades desportivas), bolachas e chocolates. Comida enlatada como atum, salsichas, leguminosas, papas de bebé e comida para os animais de estimação.

Na mesma mochila, coloque um estojo de primeiros socorros com compressas, luvas, ligaduras, pensos, adesivos, tesoura, pinça e agulhas, assim como água oxigenada, antiséptico e soro fisiológico para os olhos. Alguns anti-inflamatórios, como ibuprofeno, um antidiarreico, um termómetro, lenços de papel, toalhitas e cotonetes e uma embalagem de todos os medicamentos de toma regular como por exemplo para a hipertensão, diabetes, etc. Deve ainda colocar várias máscaras cirúrgicas.

E alguns objetos de segurança, como um apito, para sinalizar onde está, uma manta de aquecimento, um canivete multifunções e um isqueiro.

Deve arranjar espaço ainda para alguns metros de corda (de preferência paracord, que é leve e resistente), para um rádio a pilhas, uma lanterna a pilhas, pilhas de substituição e um relógio que não precise de ser carregado.

Coloque também comprimidos de purificação de água, algum dinheiro e a cópia dos cartões de cidadão de toda a família.

A mochila deve ficar guardada perto da saída de casa, por exemplo, no hall de entrada, e toda a família deve ser informada disso.

Leia Também: Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter registado na zona de Arouca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório