O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou, esta sexta-feira, os 480 anos da chegada de navegadores portugueses ao Japão e destacou o seu "contentamento com os laços que unem os dois povos".
"O Presidente da República assinala hoje, 25 de agosto de 2023, os 480 anos da chegada de navegadores Portugueses ao Japão, relevando o seu primeiro contacto, neste mesmo dia em 1543, com a população japonesa, ocorrido na praia junto ao cabo Kadokura, em Tanegashima", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
Na nota, o chefe de Estado expressou o seu "contentamento com os laços históricos que unem os dois povos" e reafirmou o seu "inquebrantável compromisso no aprofundamento das relações de amizade e cooperação, entre Portugal e o Japão, nas suas mais variadas dimensões".
Em janeiro, o embaixador português em Tóquio, Vítor Sereno, e pelo homólogo japonês, Ota Makoto, anunciaram um novo logótipo para assinalar as comemorações dos 480 anos da chegada dos portugueses à ilha nipónica de Tanegashima (sul) em 1543.
O objetivo é "dar expressão aos laços de amizade e respeito que constituem a fundação das relações luso-nipónicas", com elementos que fazem parte da identidade cultural de Portugal, o azulejo, e do Japão, a flor de cerejeira ("sakura") e compõem o número 480, afirmaram num comunicado enviado à Lusa.
Os três navegadores portugueses que naufragaram em Tanegashima, situada no arquipélago Osumi, ao sul da ilha de Kyushu, no sudoeste do país, "deram início a um intenso intercâmbio de ideias, tecnologias e mercadorias entre Portugal e o Japão", acrescentaram.
Leia Também: Sal esgota em plataformas chinesas. Macau lança aviso sobre rumores