Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Cadela bebé resgatada de buraco em Barcelos (após 3 horas de trabalhos)

A patuda foi resgatada por elementos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, depois de ter ficado presa numa rocha "a chorar e sem conseguir encontrar forma de sair".

Notícias ao Minuto

10:15 - 21/08/23 por Notícias ao Minuto

País Barcelos

Os Bombeiros Voluntários de Barcelos resgataram no domingo uma cadela bebé do interior de um buraco no meio das rochas, na Franqueira, em Barcelos, revelou a Orelhas sem Dono.

Nas redes sociais, a associação de proteção animal contou que a situação estava a ser monitorizada, uma vez que "necessitava de ajuda, principalmente porque tinha bebés".

Na manhã de domingo, os voluntários da associação voltaram ao local onde se encontravam os animais e perceberam que a bebé "estava a mancar de uma das patinhas, com dores e que não conseguia andar".

"Medrosa, fugiu de nós e enfiou-se num buraco. Saímos do local, e aguardamos que sozinha saísse de lá. No entanto, no início da tarde, verificámos que não tinha saído porque simplesmente não conseguia e encontrava-se a chorar, sem conseguir encontrar forma de sair e a angústia por ela cresceu", conta a Orelhas sem Dono, acrescentando que foi feito um pedido de ajuda aos Bombeiros Voluntários de Barcelos que "se mostraram totalmente solidários e interessados em ajudar esta bebé desde o primeiro segundo".

Os operacionais tiveram "quase três horas de trabalho árduo a escavarem uma possível saída para esta pequena".

O resgate foi demorado uma vez que a cadela "cada vez mais se infiltrava no subsolo", contudo, os bombeiros mostraram-se resilientes e "o resultado veio, por fim, com sucesso", tendo o animal sido "finalmente resgatado em segurança".

De seguida, a patuda foi transportada para Clínica Veterinária da Avenida para ser observada.

Por fim, a associação deixa um sentido agradecimento aos bombeiros envolvidos na ocorrência - Filipe Louro, André Miranda e Marco Paulo.

"De forma exemplar e com grande espírito de sacrifício, não abandonaram nem diminuíram esta ocorrência e trataram-na com a dignidade suficiente para não desistirem de salvar mais uma vida. Para nós, são autênticos heróis e merecedores de todos os louvores por parte deste município de Barcelos e dos seus residentes", pode ainda ler-se na publicação na rede social Facebook.

Por agora, a Orelhas sem Dono tem uma nova missão: dar um nome à bebé, pedindo aos internautas que os ajudem a escolher.

Veja o momento do resgate na galeria de imagens acima.

Leia Também: Bombeiros recuperam cadela que caiu em poço no Fundão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório