Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Ministra considera importante que jovens conheçam as Forças Armadas

A ministra da Defesa Nacional participou hoje na iniciativa 'Defesa + Jovem', um projeto-piloto para que jovens conheçam unidades militares, com a governante a considerar importante que a sociedade conheça melhor as Forças Armadas.

Ministra considera importante que jovens conheçam as Forças Armadas
Notícias ao Minuto

20:03 - 27/07/23 por Lusa

País Defesa

Em declarações aos jornalistas após ter contactado com os jovens, dos 12 aos 15 anos, que participaram nesta iniciativa, na Base Naval do Alfeite, Helena Carreiras referiu que o projeto visa "aproximar a Defesa nacional dos mais jovens" e proporcionar-lhes uma "experiência e uma vivência da vida militar, para conhecerem aquilo que os militares fazem como se organizam, e vivê-lo de forma mais prolongada do que o habitual dia da Defesa Nacional".

"Queremos que a sociedade conheça melhor as Forças Armadas, que os jovens conheçam melhor os seus militares e que possam julgar melhor aquilo que pode ser o seu futuro, se assim tiverem interesse, aqui nesta instituição", disse.

Helena Carreiras referiu que o objetivo destes projetos é "sempre o mesmo: que as Forças Armadas continuem a ser uma das instituições em que os portugueses mais confiam, e confiam mais seguramente se conhecerem melhor".

Este projeto-piloto já teve iniciativas em Ovar e Mafra e, agora, na Base Naval do Alfeite, onde os jovens pernoitaram uma noite. Nos contactos que teve com os jovens, Helena Carreiras perguntou-lhes qual é a sugestão que fariam à ministra sobre este programa, com alguns a responderem que deveria haver mais pernoitas.

"Talvez umas três semanas ou um mês", pediu uma das jovens, provocando gargalhadas.

Segundo o 'site' do Governo, o projeto 'Defesa + Jovem' foi criado devido ao "interesse que consistentemente vem sendo manifestado pelos participantes no Dia da Defesa Nacional em conhecer de modo mais próximo o trabalho realizado pelas Forças Armadas e poder experienciar o dia-a-dia de uma unidade militar".

"Destina-se aos jovens dos 12 aos 15 anos, tem a duração de três a cinco dias, com possibilidade de pernoita nas unidades militares, e abrange diferentes atividades consoante os ramos das Forças Armadas", lê-se.

Nestas declarações aos jornalistas, Helena Carreiras foi ainda questionada sobre a despesa, aprovada hoje em Conselho de Ministros, para a adesão ao 'NATO Innovation Fund'.

A governante referiu que se trata de um fundo que reunirá 20 aliados da Aliança Atlântica e que visa "promover o investimento na inovação, nas novas tecnologias emergentes e disruptivas, para proporcionar o desenvolvimento das Forças Armadas, em articulação com as indústrias, promovendo 'start up' que apostam na inovação, no desenvolvimento tecnológico".

"É um fundo que é original, é a primeira vez que existe, mas que vem completar outros programas da NATO, designadamente o DIANA, um acelerador de inovação que acolhemos já aqui em Portugal também", referiu.

A ministra da Defesa Nacional disse que o fundo é uma "construção de oportunidades" para as empresas portuguesas e para que as Forças Armadas possam "colaborar para o desenvolvimento tecnológico e posicionar-se relativamente ao futuro que tem necessariamente que passar pela inovação e articulação com o sistema científico".

Leia Também: Ministra diz que está em curso avaliação de Estatuto do Antigo Combatente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório