Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

DRS. Madeira emite recomendações para os dias quentes

A Direção Regional da Saúde da Madeira (DRS) alertou hoje para a importância da ingestão de água e de uma alimentação adequada devido ao tempo quente que se sente na ilha.

DRS. Madeira emite recomendações para os dias quentes
Notícias ao Minuto

17:12 - 27/06/23 por Lusa

País DRS

Em comunicado, a DRS salienta que, "em períodos de calor, a prioridade é manter-se bem hidratado e afastado das fontes de calor", notando que "uma alimentação leve, fresca e rica em água e sais minerais é também importante".

A Direção Regional da Saúde recomenda à população "a ingestão de água e infusões sem adição de açúcar ao longo do dia", mesmo "que não sinta sede".

Sugere, igualmente, que sejam escolhidos alimentos sólidos ricos em água, como frutas e hortícolas, cozinhados ou em cru.

A DRS refere também que a ingestão de sopa é "uma forma segura de hidratação no verão", apontando, por outro lado, que a ingestão de bebidas alcoólicas, excessivamente açucaradas ou com cafeína devem ser evitadas nesta época de calor.

"Em vez de hidratarem, contribuem para a perda de água. Além disso, o álcool em excesso é um forte agressor do sistema hepático", explica a autoridade regional.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, na segunda-feira, a costa sul da Madeira sob aviso vermelho, devido ao tempo quente, até às 20:00 de hoje.

Em comunicado, o IPMA referiu que a "ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário localizado entre o norte de África e a Península Ibérica, permite o transporte de uma massa de ar quente e seco até ao arquipélago da Madeira".

O aviso vermelho de tempo quente, o mais grave de uma escala de três, está em vigor desde as 16:53 de segunda-feira, na costa sul da ilha.

Ainda de acordo com o IPMA, "o restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente".

Leia Também: Trabalhador português morre em França vítima de um golpe de calor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório