Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Militar em coma após sofrer golpe de calor durante Curso de Comandos

Está em coma induzido desde 12 de junho

Militar em coma após sofrer golpe de calor durante Curso de Comandos
Notícias ao Minuto

16:19 - 20/06/23 por Ema Gil Pires

País Exército

Um militar está internado no Hospital de Santa Maria devido a um golpe de calor sofrido durante o Curso de Comandos. Está em coma induzido desde 12 de junho.

Após ser questionado pelo Notícias ao Minuto sobre o tema, o Exército explicou, em comunicado enviado às redações, que este militar, do "sexo masculino", foi assistido "pela equipa médica militar" nesse mesmo dia. Isto na sequência de uma prova de "marcha-corrida, com a distância de 15 quilómetros" e uma "carga de cinco quilos".

Foi acionado, a seguir, o INEM, "que concretizou a evacuação do militar para o Hospital Santa Maria", explicou a mesma fonte. O militar foi depois diagnosticado com um "golpe de calor" e "pelos riscos inerentes de falência de órgãos foi admitido nos cuidados intensivos".

"A situação neurológica aconselhou a ser induzido o coma, situação em que se mantém", explicou ainda o Exército.

O mesmo comunicado revela ainda que aquela que se trata da 139.ª edição do Curso de Comando foi provisoriamente "interrompida até à conclusão da avaliação clínica de todos os instruendos", por "determinação do Chefe do Estado-Maior do Exército". Foi ainda "iniciado um processo de averiguações" ao incidente.

O curso foi já "retomado", entretanto, após "concluída a avaliação clínica". O Exército garante ainda que foi realizada "a avaliação de marcha-corrida no passado dia 16 de junho, para a distância de 20 km e com carga de 10kg, não se tendo registado quaisquer alterações fora dos padrões definidos".

O 139.º Curso de Comandos iniciou-se a 12 de abril deste ano, contando atualmente com "22 instruendos em formação de um total inicial de 52 formandos", refere o mesmo comunicado.

[Notícia atualizada às 16h43]

Leia Também: Antigo edifício do Exército de Évora é agora residência para estudantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório