Um homem de 50 anos foi resgatado, na terça-feira, por “necessitar de ajuda médica urgente”, quando se encontrava a bordo da embarcação pesqueira ‘Ana Margarida’, que navegava a 198 quilómetros a sudoeste da cidade da Horta, na Ilha do Faial, nos Açores.
“O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) solicitar a ativação dos meios aéreos para proceder ao resgate”, detalhou a Força Aérea, num comunicado emitido esta quarta-feira.
O organismo apontou que foi ativado um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – ‘Fénix’, assim como um avião C-295M, da Esquadra 502 – ‘Elefantes’.
O homem, que foi resgatado pelo helicóptero, foi, depois, transferido para o avião C-295M, que o levou até à ilha de São Miguel, por forma a “receber os cuidados médicos necessários no Hospital do Divino Espírito Santo”.
O helicóptero aterrou pelas 17h30 na Base Aérea N.º 4, enquanto o avião C-295M regressou às Lajes, onde aterrou pelas 19h10.
A mesma nota salientou que o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes esteve empenhado durante cinco horas nesta missão.
Leia Também: Turista ferido em Arouca resgatado por helicóptero às 20h50