Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Foi muito bom sentir o carinho da população de Peso da Régua"

No Twitter, primeiro-ministro assinalou 10 de Junho, um dia "tão nosso".

"Foi muito bom sentir o carinho da população de Peso da Régua"
Notícias ao Minuto

20:10 - 10/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País 10 de Junho

O primeiro-ministro, António Costa, destacou, este sábado, o "carinho" da população do Peso da Régua, onde decorreram as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sublinhando que o 10 de Junho "é especial porque une todos os portugueses".

"Todos os dias são dias de Portugal. Mas o 10 de junho é especial porque une todos os Portugueses, os que cá vivem e os que estão dispersos pelo mundo. Há um vínculo, uma identidade, um sentimento muito português, assentes na cultura, na língua, no património e história comuns", começou por escrever o primeiro-ministro, no Twitter, onde partilhou algumas imagens deste dia.

"Este ano, começámos as celebrações do 10 de junho com as Comunidades Portuguesas na África do Sul. Hoje, estamos no berço de um dos nossos grandes emblemas mundiais, o Alto Douro Vinhateiro que produz o ímpar Vinho do Porto", acrescentou.

"Foi muito bom sentir o carinho da população de Peso da Régua, do povo do Douro, neste dia que é tão nosso. Vivam as Portuguesas e os Portugueses. Viva Portugal!", rematou.

Recorde-se que as comemorações do Dia de Portugal, de Camões das Comunidades Portuguesas terminaram hoje no Peso da Régua com a tradicional cerimónia militar do 10 de Junho, depois de terem passado pela África do Sul.

À chegada à cerimónia, António Costa foi recebido com aplausos, mas professores em protesto marcaram também presença nas comemorações, tendo-se espalhado entre os populares.

Após ter terminado a cerimónia militar, António Costa percorreu a pé o trajeto desde a avenida do Douro até ao local escolhido para o almoço, tendo sido sempre seguido por muitos docentes que gritavam, entre outras palavras de ordem "respeito". A mesma mensagem estava escrita nos cartazes, em alguns dos quais era também possível ler "demissão" e ver a imagem do primeiro-ministro com dois lápis nos olhos e um nariz de porco.

À chegada ao local do restaurante, a mulher do primeiro-ministro, Fernanda Tadeu, exaltou-se com alguns dos comentários dos professores em protesto. Inicialmente, António Costa pediu à mulher para não responder aos comentários, mas, depois, virou-se para trás e gritou "racista", visivelmente exaltado.

Vaiado pelos professores, o primeiro-ministro foi, no entanto, acarinhado por muitos populares que lhe disseram: "bem-vindo ao Douro", "estamos aqui para apoiá-lo" e a "Régua está consigo".

"Eu sinto-me muito bem no Douro e em todo o país", apontou, voltando a insistir que o barulho de fundo que o acompanhou "é um direito de manifestação".

"Com melhor gosto, com pior gosto, com estes cartazes um pouco racistas, mas pronto, é a vida", frisou.

Na conversa que manteve com uma docente, António Costa disse que os professores "são muito injustos".

"São muito injustos e são injustos porque estão a protestar contra um Governo que pôs fim ao congelamento da carreira", afirmou, tendo sido interrompido pela professora a quem disse: "posso falar eu? Também quero respeito".

E insistiu referindo que "pela primeira vez está com a carreira descongelada desde 2018, uma carreira que há muito tempo nunca teve tantos anos sucessivos de descongelamentos".

"Portanto nós descongelamos, mantemos a carreira descongelada e garantimos que a carreira continuará descongelada. A recuperação do tempo que foi feita foi exatamente na mesma medida que foi para as restantes carreiras, referente 70% do tempo congelado", afirmou.

Em segundo lugar, acrescentou, tendo em conta que o "descongelamento não teve o mesmo impacto nas pessoas em função da posição em que estavam nas carreiras" e, por isso, explicou, foi "criado um acelerador", onde se eliminou a quota.

Neste diálogo, António Costa foi sendo constantemente interrompido e pedindo para o deixarem falar, tentando apontar várias medidas tomadas pelo Governo relativamente à classe.

Antes ainda, com uma outra docente proveniente da Póvoa de Lanhoso, o chefe do Governo falou durante mais de 12 minutos, ouvindo as suas queixas e referindo-lhe que foi o Governo "que abriu o diálogo" e que os interlocutores são os sindicatos.

António Costa ficou, inclusive, com o contacto telefónico desta professora para combinarem uma conversa sobre as "questões pedagógicas" que também preocupam os docentes.

Leia Também: Demissão? "Facilitar a vida ao primeiro-ministro é fazer um bom trabalho"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório