Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Apreendidos quase dois mil artigos contrafeitos em mercado de Alvorninha

No total, foram identificadas 10 pessoas - cinco mulheres e cinco homens - com idades entre os 18 e 67 anos, por venda de artigos contrafeitos.

Apreendidos quase dois mil artigos contrafeitos em mercado de Alvorninha
Notícias ao Minuto

21:12 - 17/04/23 por Notícias ao Minuto

País Caldas da Rainha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que apreendeu, no domingo, mais de 1.900 artigos contrafeitos durante uma ação de fiscalização no mercado semanal de Santana, em Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha.

Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a autoridade referiu que a ação de fiscalização tinha como objetivo o “combate à contrafação”, tendo os militares fiscalizado “diversas bancadas que tinham para venda artigos contrafeitos de diversas marcas, nomeadamente de roupa, calçado e acessórios de moda”.

No total, foram identificadas 10 pessoas - cinco mulheres e cinco homens - com idades entre os 18 e 67 anos, por venda de artigos contrafeitos.

Foram ainda apreendidos 1.971 artigos contrafeitos, num valor estimado superior a 29 mil euros, entre os quais 1.868 peças de vestuário, 69 pares de calçado e 34 malas de senhora.

Durante a operação, “foram fiscalizados nove estabelecimentos de restauração e bebidas a funcionar no recinto, tendo sido detetadas nove contraordenações”. Destas, três foram por extintor com prazo de manutenção ultrapassado, tendo sido elaborados os respetivos autos.

Foram também realizadas fiscalizações a 72 veículos, o que levou à detenção de um homem de 22 anos por condução sem habilitação legal. Segundo a GNR, foram elaborados 12 autos de contraordenação, destacando-se três por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

A operação contou com o reforço de 68 militares do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha e dos Destacamentos de Intervenção (DI) de Leiria e Santarém.

Na nota, a autoridade lembrou que  “objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos”.

Leia Também: Requalificação do quartel da GNR em Vila Nova de Paiva ainda este ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório