Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Homem condenado após facilitar entrada de estrangeiros em Portugal

O homem, de nacionalidade estrangeira, facilitou "entrada em território nacional de outros 10 cidadãos estrangeiros oriundos do continente africano", com recurso a documentação falsa.

Homem condenado após facilitar entrada de estrangeiros em Portugal
Notícias ao Minuto

22:20 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

País SEF

Um homem, de nacionalidade estrangeira, foi condenado, na sexta-feira, pelo Tribunal Judicial de Lisboa, a dois anos de prisão efetiva pela prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Segundo um comunicado, divulgado este sábado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF, os crimes remontam a agosto de 2022, quando o homem foi detetado pela autoridade, no Aeroporto de Lisboa, a “facilitar a entrada em território nacional de outros 10 cidadãos estrangeiros oriundos do continente africano, mediante o pagamento de avultada quantia monetária”.

De acordo com o SEF, o agora condenado recorria a “documentação fraudulenta” e utilizava “uma história fictícia para ludibriar as autoridades de fronteira”.

Durante a operação, foi apreendida diversa documentação relacionada com a prática dos ilícitos

“O Tribunal Judicial de Lisboa deu, assim, como provado a prática de um crime de auxilio à imigração ilegal e um crime de falsificação de documentos por parte do detido que se encontrava a aguardar em prisão preventiva”, sublinhou o SEF.

O homem foi ainda condenado a uma pena acessória de expulsão, com interdição de entrada em espaço Schengen por um período de quatro anos.

Leia Também: Inspetores e administrativos do SEF em greve no período de Páscoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório