Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Linha de aconselhamento psicológico atendeu mais de 210 mil chamadas

É uma média de 200 atendimentos diários. A linha foi criada há exatamente três anos, em plena pandemia.

Linha de aconselhamento psicológico atendeu mais de 210 mil chamadas
Notícias ao Minuto

07:50 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

País SNS 24

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 210.000 chamadas em três anos, sendo que mais de 14.000 foram de profissionais de saúde, informaram hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

"Só este ano ultrapassou as 17 mil chamadas, aproximando-se de uma média de 200 atendimentos diários", lê-se num comunicado divulgado no dia que se assinala o 3.º aniversário deste serviço, criado em plena pandemia, e que "tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos difíceis".

De forma a garantir resposta aos cidadãos não falantes de português, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, e, desde 20 de abril passado, já atendeu cerca de 3.400 chamadas.

De acordo com a SPMS, "o atendimento é sempre feito por psicólogos" que procuram dar uma resposta "de proximidade em saúde mental" aos cidadãos.

"Na sua maior parte, as chamadas recebidas estão relacionadas com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise", revela, explicando que "nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados".

Paralelamente, o psicólogo "pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia".

"Um estudo internacional sobre violência na Saúde, publicado em 2022 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF), destacou a Linha como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especialmente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional", destaca o documento.

Esta linha - "um bom exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Ordem dos Psicólogos Portugueses" - funciona todos os dias da semana.

Leia Também: Surto psicótico. O que é? Acontece a qualquer um? Psicóloga esclarece

Recomendados para si

;
Campo obrigatório