Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Exército assinala 188 anos do reconhecimento do Estado-Maior do Exército

Órgão serve para apoiar, estudar e monitorizar as atividades deste ramo das Forças Armadas.

Exército assinala 188 anos do reconhecimento do Estado-Maior do Exército
Notícias ao Minuto

23:04 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

País Exército

O Exército Português assinalou na quinta-feira o aniversário do Estado-Maior do Exército (EME), um órgão de apoio e de planeamento que fez 188 anos de existência no passado dia 20 de março.

Numa nota no site do Exército, o ramo das forças armadas dá conta que a cerimónia, que decorreu na quinta-feira, foi presidida pelo chefe de Estado-Maior do Exército, o general Eduardo Mendes Ferrão, que enalteceu "a disponibilidade e profissionalismo dos militares e funcionários civis que servem no EME e na sua unidade de apoio".

A instituição marca o dia 20 de março como o aniversário do EME, considerando a 'Ordem do Dia' de 20 de março de 1835 como a primeira referência à entidade.

"São já quase dois séculos de existência, durante os quais este órgão tomou as mais diversas configurações organizativas", descreve o Exército. Segundo explica o próprio site do EME, o órgão "estuda, concebe e planeia a atividade do Exército", contando com um vasto número de tarefas que passam desde a monitorização ao estudo das atividades da instituição.

Convém esclarecer que, embora o chefe do Exército seja considerado o Chefe do Estado-Maior do Exército, este não é o responsável pela chefia direta do EME.

Na cerimónia estiveram também presentes o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, o tenente-general Guerra Pereira​, e o diretor coordenador do EME, o major-general Neves de Abreu.

Leia Também: Soure e Exército cooperam para construção de uma ponte militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório