Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bispo do Porto entrega lista de padres suspeitos à PGR

Diocese recolheu informações sobre os sacerdotes antes de enviar às autoridades. Vaticano também foi informado.

Bispo do Porto entrega lista de padres suspeitos à PGR

O bispo do Porto vai entregar à Procuradoria-Geral da República (PGR) a lista de sacerdotes que foram identificados como suspeitos em casos de abusos sexuais na Igreja Católica, anunciou esta sexta-feira a diocese.

Em comunicado, a diocese diz que a decisão surgiu depois de "recolher todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes constantes" na lista entregue pela Comissão Independente, que está a investigar os casos de abuso na Igreja, acrescentando que o bispo "reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um 'inquérito preliminar'".

O bispo também acrescenta que as informações recolhidas foram encaminhadas para o Vaticano, explicando que, na quinta-feira, entregou "pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé - entidade juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores - toda a documentação".

Após as conclusões da Comissão Independente sobre os abusos sexuais, foi enviada uma lista de sacerdotes suspeitos para cada uma das dioceses. No Porto, a lista de alegados abusadores continha 12 nomes - quatro dos quais já faleceram, um já não pertence à diocese e os restantes estão então a ser investigados.

Quando recebeu a lista, a 10 de março, a diocese disse que tinha sido iniciada uma "investigação prévia a respeito dos sete clérigos vivos”.

Leia Também: Abusos. Confessor de Ventura é um dos quatro padres afastados em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório