Um exercício de combate à poluição do mar foi realizado esta quinta-feira no porto de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha por elementos da Capitania do Porto e do Comando-local da Polícia Marítima de Caminha.
"O exercício consistiu num simulacro de uma embarcação de recreio com um derrame de material poluente para a água, após embater num dos molhes do porto de Vila Praia de Âncora", refere a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado, acrescentando que o procedimento obrigou a ativação do 'Plano Mar Limpo'.
O objetivo desta atividade é "estabelecer e testar o dispositivo de resposta a incidentes de poluição marítima, treinar estratégias, métodos e técnicas de contenção e recolha de material de poluente, testar a capacidade de reação dos elementos da Autoridade Marítima Nacional, a recolha de meios de prova e a colocação de barreiras de estuário para a proteção de áreas sensíveis".
O material poluente foi posteriormente recolhido "com recurso a mantas absorventes, barreiras de contenção e recuperador de hidrocarbonetos".
O exercício contou ainda com o apoio de vários elementos da Capitania do Porto de Viana do Castelo, Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, Administração Portuária e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Caminha, apoiados por quatro embarcações e nove viaturas.
O 'Plano Mar Limpo', que foi criado em 1993, "tem como objetivos estabelecer um dispositivo de resposta a incidentes de poluição, definir responsabilidades e fixar competências dos diversos organismos intervenientes", nomeadamente no que diz respeito ao apoio técnico e definição de estratégias, métodos e técnicas para combater o incidente.
Leia Também: Agitação marítima deixa dez distritos e Madeira em aviso amarelo