Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Suspeitas de corrupção na Câmara de Torres Novas. Há três detidos

Suspeitos são dois homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 62 e os 68 anos. Dois ocupavam lugares nos serviços de urbanismo da autarquia.

Suspeitas de corrupção na Câmara de Torres Novas. Há três detidos
Notícias ao Minuto

11:59 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

País Corrupção

Dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 62 e os 68 anos, foram detidos em Torres Novas, por suspeitas dos crimes de corrupção, ativa e passiva, e recebimento indevido de vantagem, revelou a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta quarta-feira.

As detenções estão relacionadas com a operação 'Constrói primeiro' que, tal como a Lusa avançou na manhã de hoje, levou a que fosse efetuadas buscas nos serviços de urbanismo da Câmara de Torres Novas, no distrito de Santarém, e envolvem dois funcionários do município e um projetista externo.  

De acordo com os inspetores, a investigação começou há vários meses, no verão de 2021, depois de uma denúncia anónima sobre os licenciamentos para construção nova e requalificação de imóveis, que davam entrada no departamento urbanístico de Torres Novas.

Alegadamente, dois dos suspeitos hoje detidos, "um quadro superior e outro quadro intermédio" do referido município terão violado os seus "deveres funcionais", com, ainda segundo a PJ, "manipulação das ações prévias de conformidade dos processos, no decurso das fiscalizações previstas, obtendo por essa via proveitos financeiros".

A investigação desenvolvida, que incluiu buscas na autarquia de Torres Novas e apreensão de documentos e computadores, "permitiu a recolha de fortes elementos indiciários dos factos denunciados que culminaram com a emissão pelas Autoridades Judiciárias competentes dos mandados hoje cumpridos".

Os detidos serão agora presentes às competentes Autoridades Judiciárias, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

Leia Também: PJ realizou buscas no serviço de Urbanismo da Câmara de Torres Novas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório