Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Lisboa estreia "estruturas pousa-pé" para quem anda de bicicleta

A Câmara Municipal de Lisboa instalou os primeiros equipamentos designados de “pousa-pé” para apoio aos utilizadores de bicicleta na via pública - à semelhança do que existe noutras cidades da Europa.

Notícias ao Minuto

08:58 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

País Câmara Municipal de Lisboa

As duas primeiras estruturas metálicas, instaladas junto à Rotunda de Entrecampos, estão colocadas em ciclovias segregadas, antes do sinal luminoso, "de modo que os utilizadores possam esperar, confortavelmente, pelo sinal verde, montados na bicicleta", pode ler-se num comunicado enviado pela Câmara Municipal de Lisboa.

A autarquia chama a atenção para a a frase que os equipamentos têm na base da estrutura para que os cidadãos percebam a sua funcionalidade: "Descanse o pé aqui… Obrigado por andar de bicicleta!"

A instalação destes equipamentos, explica a nota, está integrada num projeto piloto que pretende "avaliar a perceção dos utilizadores relativamente à valência do seu uso, de forma a aferir a instalação de mais estruturas noutras zonas da cidade".

Esta é mais uma medida promovida pelo vereador responsável pelo pelouro da Mobilidade, e vice-presidente do executivo municipal, Filipe Anacoreta Correia, “para promoção de modos de locomoção suaves e sustentáveis”, pode ler-se.

O autarca quer “tornar Lisboa uma cidade descarbonizada e amiga do ambiente, proporcionando a fruição do espaço público a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam a cidade”.

Leia Também: CML quer que obra nos jardins da Gulbenkian arranque até ao final do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório