Marcelo convidou Leão XIV a visitar o Santuário de Fátima

O Presidente da República assistiu à missa inaugural do pontificado do Papa Leão XIV, no Vaticano.

Notícia

© Ueslei Marcelino/Reuters

Tomásia Sousa
18/05/2025 17:34 ‧ há 4 horas por Tomásia Sousa

País

Papa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou, este domingo, o Papa Leão XIV a visitar o Santuário de Fátima.

 

"Falei-lhe, naturalmente, de como Portugal acolheria, quando entendesse oportuno, no meio de tanta coisa que tem como missão fundamental, uma vinda a Fátima ou a Portugal em geral", revelou, em declarações à RTP.

De regresso a Lisboa depois de ter assistido à missa inaugural do pontificado do Papa Leão XIV, no Vaticano, e horas antes de assistir à noite eleitoral no Palácio de Belém, Marcelo contou ter ficado "impressionado" com a missa, na qual o novo Papa falou muito de Francisco, e destacou o facto de ter havido muitas personalidades presentes.

"O mais importante é que estavam presentes [representantes de] todos os continentes e também personalidades cimeiras, como acontece com vários presidentes europeus, com o presidente da Ucrânia, o vice-presidente dos Estados Unidos da América ou como acontece com chefes de governo de outros países", considerou.

"Impressionou-me o facto de o Papa ter separado aquilo que é a homilia religiosa da alocução mais virada para a realidade atual", revelou Marcelo Rebelo de Sousa. "Uma, como é costume, a meio da missa - essa muito religiosa -, e outra no final."

"Falou muitas vezes no Papa Francisco para dizer que está na mesma linha que o Papa Francisco", contou também, revelando que Leão XIV é "um Papa virado para o futuro".

Já quanto ao facto de ter recebido o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Marcelo defende que o Papa "está a dar um sinal de que, se for necessário, está disponível e tem uma disponibilidade física e mental para ajudar a construir a paz, que não há meio de dar passos positivos, como vimos nas últimas semanas e nos últimos dias".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ofereceu hoje um rosário da Nossa Senhora de Fátima ao líder da Igreja Católica naquela que foi a missa inaugural do pontificado. O presidente português ficou sentado ao lado do presidente da Polónia, Andrzej Duda, e Delio Rossi, ex-futebolista e treinador italiano.

Leia Também: "Portugal está consigo e espera por si", disse Marcelo ao Papa Leão XIV

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas