Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Zona Velha do Funchal com novo regulamento para minimizar ruído em abril

O presidente da Câmara do Funchal anunciou hoje que o novo regulamento para disciplinar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais da Zona Velha da cidade, um dos locais de animação noturna, deverá estar concluído até final de abril.

Zona Velha do Funchal com novo regulamento para minimizar ruído em abril
Notícias ao Minuto

12:53 - 24/02/23 por Lusa

País Madeira

A medida foi divulgada no decorrer da sessão ordinária da Assembleia Municipal, que decorre na junta de freguesia de Santa Maria Maior, nos arredores do Funchal, refere uma informação divulgada pela autarquia.

Citado no documento, Pedro Calado (PSD) menciona que a câmara "está no terreno a fazer o levantamento das situações e a ouvir as entidades por forma a criar um regulamento que assente no direito à residência, à atividade comercial e à restauração".

Os residentes naquela zona da cidade têm manifestado várias vezes a sua preocupação por causa do ruído proveniente dos bares e restaurantes existente naquele local, muito procurado por visitantes e residentes.

O autarca mencionou que o novo regulamento será "diferente daquele que existe desde 2015, o qual permite que os estabelecimentos comerciais tenham um horário livre de funcionamento".

"A Zona Velha, lugar histórico da cidade, não pode ser uma centralidade para diversão noturna", afirma Pedro Calado.

O responsável do principal município da Madeira, governado pelo PSD/CDS, indicou que o objetivo é resolver esta situação o mais breve possível, assumindo ser "insustentável" a atual situação.

A denominada Zona Velha do Funchal, nas imediações do Mercado dos Lavradores, na baixa da cidade, com as suas ruelas e calçadas, é uma área histórica da cidade, estando ligada ao início da colonização, com reconhecido valor patrimonial e arquitetónico.

Ao longo do tempo, a Zona Velha foi sendo transformada e a algumas das casas, sobretudo de antigos pescadores, tornaram-se em restaurantes, bares e espaços de diversão e animação noturna muito procurados.

As portas e janelas pintadas por vários artistas são imagens de marca da zona, bem como a Fortaleza de São Tiago, o Largo do Corpo Santo e a Igreja do Socorro.

Leia Também: Funchal inaugura exposição com trabalhos de cinco refugiados ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório