Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Funchal inaugura exposição com trabalhos de cinco refugiados ucranianos

O Funchal inaugura na sexta-feira, dia em que se assinala um ano do início da guerra na Ucrânia, a exposição internacional 'Islands 2023', sob o tema Solidariedade, que conta com o trabalho de 14 artistas, cinco dos quais refugiados ucranianos.

Funchal inaugura exposição com trabalhos de cinco refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

20:49 - 23/02/23 por Lusa

Cultura 'Islands 2023'

Em declarações à agência Lusa, Svetlana Azernikova, uma das responsáveis pela curadoria, referiu que a ideia principal da exposição é a solidariedade, estando a guerra entre a Rússia e a Ucrânia presente nos trabalhos apresentados.

"Sem dúvida pensamos sobre a guerra, mas também sobre o futuro e a solidariedade para com as pessoas", apontou, acrescentando que o 'design' e as cores da exposição são alusivas à Ucrânia.

A exposição, que pode ser visitada gratuitamente até dia 31 de março, na Galeria 'Art Center Caravel', no centro do Funchal, conta com o trabalho de 14 artistas de seis países, nomeadamente Polónia, Alemanha, Argentina, Espanha, Macedónia e Ucrânia, entre outros, sendo que todos eles estão residir na Madeira atualmente.

Como parte do projeto, foi também integrada uma exposição preparada por estudantes ucranianos em memória dos colegas vítimas da guerra.

O evento é organizado pela ARTE.M -- Associação Cultural e Artística da Madeira, contando com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, que deu um apoio no valor de 3.500 euros, indica a autarquia numa nota enviada às redações.

Leia Também: Guerra. 13 milhões de refugiados ameaçados por "contínua insegurança"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório