Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Professores Licenciados dizem que negociações são "diálogo de surdos"

O Sindicato Nacional dos Professores Licenciados (SNPL) classificou hoje as negociações dos sindicatos com o Ministério da Educação como "um diálogo de surdos", acusando a tutela de insistir em propostas que os professores rejeitam.

Professores Licenciados dizem que negociações são "diálogo de surdos"
Notícias ao Minuto

21:18 - 17/02/23 por Lusa

País Sindicato

Em comunicado, o SNPL afirma que "mau grado a insistência do Ministério [da Educação] em dizer que tem toda a boa vontade, demonstra sempre o contrário".

O sindicato critica que mais uma vez o Governo tenha apresentado como proposta para a colocação de professores que respondam a necessidades temporárias das escolas a criação de um conselho local de diretores, agora denominado Conselho de Quadro de Zona Pedagógica (QZP), o limite geográfico de colocação de docentes, que o executivo promete reduzir.

"O SNPL continua a recusar, como vem fazendo desde o início, os Conselhos Locais de Diretores, que redundam numa colocação geográfica obrigando os docentes a percorrer a dezenas, se não mesmo, centenas de quilómetros diários. O critério da lista única graduada continua a ser esquecido, intencionalmente. Não aceitamos que as necessidades temporárias sejam preenchidas através da gestão local de docentes", criticou o sindicato.

O sindicato acusa ainda o ministério liderado por João Costa de promover desigualdades entre professores nos concursos de colocação, rejeitando a proposta do executivo, "que só vem acentuar mais a desigualdade e os prejuízos de que os professores têm sido alvo há décadas".

"No próximo dia 23 de fevereiro continuaremos a testar a boa vontade do Ministério da Educação e o Ministério da Educação continuará a testar a nossa paciência", conclui o SNPL.

As negociações sobre o regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente, iniciadas em setembro, deverão ser concluídas na próxima semana, dia 23, sendo que as organizações sindicais poderão ainda pedir a negociação suplementar.

Leia Também: Ministro da Educação destaca "conjunto de aproximações" com sindicatos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório