Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Davi tem 5,070 kg e é dos maiores bebés que já nasceram na Guarda

Menino veio ao mundo no Dia dos Namorados, terça-feira, 14 de fevereiro de 2023. Mãe e filho estão bem de saúde.

Davi tem 5,070 kg e é dos maiores bebés que já nasceram na Guarda
Notícias ao Minuto

08:27 - 16/02/23 por Natacha Nunes Costa

País Bebés

Davi acabou de nascer e já está a bater recordes. No dia dedicado ao Amor, o Dia dos Namorados, que se comemorou na terça-feira, 14 de fevereiro 2023, o menino veio ao mundo com 5,070 kg.

Número pouco vulgar e que fez com que Davi fosse dos bebés mais pesados a nascer no Hospital Sousa Martins, na Guarda, e por parto vaginal.

Ao Notícias ao Minuto, o pai, Vinícius Frolich, revelou que o parto foi "difícil, muito complicado e teve a ajuda de muita gente", mas que a mulher, Carla Vianez Frolich, e o filho estão bem.

O brasileiro, que vive há nove anos em Portugal, mostrou-se orgulhoso da mulher, que é portuguesa e enfermeira, e muito feliz com o nascimento do filho, cujo peso surpreendeu todos.

Notícias ao MinutoO pequeno (grande?) Davi© Vinícius Frolich  

Ao Notícias ao Minuto, o Diretor do Departamento da Saúde da Criança e da Mulher, António Mendes, confirmou que Davi é dos maiores bebés que já nasceram na Guarda, mas recorda que há casos de recém-nascidos bem maiores do que o menino, como é o caso de Angerson Santos que nasceu no Amazonas, no Brasil, em janeiro, com quase 59 centímetros e 7,328 kg.

"Não é vulgar, mas penso que não seja o bebé mais pesado que já nasceu aqui. É o terceiro filho do casal. Já os outros tinham um peso acima da média, apesar deste ser o maior. O que é de salientar é que, normalmente, isto está ligado a situações de diabetes o que não é aqui o caso", contou, acrescentando que, "pelo mundo, há casos de bebés bem maiores".

O casal, que mora na  Figueira de Castelo Rodrigo, aguarda agora ansiosamente pela alta para levar Davi para casa onde aguardam os seus dois outros irmãos. O encontro acontecerá, ao que tudo indica, na sexta-feira.

De acordo com o Guinness, o bebé mais pesado de sempre foi um menino que pesava 10,2 quilos e nasceu em Aversa, Itália, em setembro de 1955. 

Leia Também: Bebé que nasceu nos escombros na Síria alvo de três tentativas de rapto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório