Consumidores de novas substâncias psicoativas são homens e com ensino superior

A maioria dos consumidores de novas substâncias psicoativas em Portugal são homens entre os 18 e os 24 anos, frequentam ou já concluíram o ensino superior e dizem consumir estes produtos para se divertirem, revela um inquérito hoje divulgado.

Notícia

© Lusa

Lusa
02/02/2023 17:39 ‧ 02/02/2023 por Lusa

País

inquérito

Estes são alguns dos dados apurados pelo inquérito 'online', dirigido a utilizadores de drogas com 18 ou mais anos, promovido em cerca de 30 países europeus, entre os quais Portugal, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, o questionário 'online', de autopreenchimento, decorreu entre março e maio de 2021 e envolveu, em Portugal, 155 consumidores de novas substâncias psicoativas.

Os dados extraídos deste inquérito europeu revelam que o consumo de novas substâncias psicoativas (NSP) em Portugal acontece, maioritariamente, em homens entre os 18 e os 24 anos, que frequentam ou já concluíram o ensino superior e são empregados por conta de outrem a tempo inteiro.

Segundo o estudo, a maioria ingere estas substâncias, existindo ainda uma percentagem que as inala, além de afirmarem que consumem as NSP acompanhados e para se divertirem.

A amostra de consumidores de novas substâncias psicoativas em Portugal indica ainda que o tipo de NSP mais consumidas são da família das anfetaminas, consumidas sob a forma de "pó, cristal e pastilhas", sendo que as substâncias mais frequentemente consumidas as fenetilaminas, triptamina e catinonas sintéticas.

O SICAD refere ainda que este inquérito online europeu sobre drogas tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre os padrões de utilização.

Leia Também: Madeira. PJ já apreendeu 12 mil gramas de novas drogas psicoativas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas