Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Vai conduzir com neve? A GNR detalhou alguns conselhos para si

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu à população para adotar medidas preventivas, nomeadamente devido às baixas temperaturas que se fazem sentir.

Vai conduzir com neve? A GNR detalhou alguns conselhos para si
Notícias ao Minuto

18:25 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

A neve tem 'pintado de branco' o norte de Portugal continental, depois da chegada da depressão Fien, na segunda-feira, que trouxe consigo muito frio, chuva, vento forte e agitação marítima.

Para quem tem de se deslocar de carro nestas condições meteorológicas adversas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deixou uma série de conselhos, que “deve seguir à risca”, para uma viagem segura. 

Assim sendo, os condutores devem lembrar-se de:

  • Colocar líquido anticongelante no radiador;
  • Utilizar correntes de neve nos pneumáticos.
  • Reduzir a velocidade e adequar a condução ao piso;
  • Garantir uma maior distância de segurança.

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu à população para adotar medidas preventivas, sublinhando que a precipitação prevista para os próximos dias, as baixas temperaturas e a intensidade do vento vão favorecer a formação de gelo e geada e causar um "desconforto térmico elevado".

O organismo alertou para os potenciais riscos deste quadro meteorológico, nomeadamente "intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras", assim como para incêndios devido à "má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos".

Leia Também: Estradas do maciço central da serra da Estrela reabriram ao trânsito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório