Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Técnicos avaliam inundação em jardim de infância de Lisboa

A Junta de Freguesia de Alvalade deslocou "de imediato" técnicos para avaliarem a inundação que hoje obrigou ao encerramento do jardim de infância da Escola Básica de São Miguel, naquela freguesia de Lisboa, informou a autarquia.

Técnicos avaliam inundação em jardim de infância de Lisboa
Notícias ao Minuto

16:26 - 09/12/22 por Lusa

País Mau tempo

Em resposta a perguntas da Lusa, o executivo liderado por José Amaral Lopes (PSD) refere que foi informado da ocorrência "apenas na manhã de hoje, tendo deslocado de imediato ao local técnicos para avaliação da situação".

O jardim de infância da Escola Básica de São Miguel, que acolhe duas turmas, num total de 45 crianças, não abriu portas hoje, devido a uma inundação.

A junta de freguesia assegura que "tem garantido a limpeza e manutenção dos sistemas de escoamento de águas" do estabelecimento de ensino, que, "até ao momento", não havia registado "qualquer inundação desta dimensão".

Porém, a "situação excecional" registada na região de Lisboa na noite de quarta-feira "pode resultar em ocorrências também excecionais", realça a autarquia.

"Estamos a envidar todos os esforços para uma rápida resolução do problema", garante a junta de freguesia, sem adiantar uma data para a reabertura do jardim de infância.

"A intempérie que se abateu sobre a cidade de Lisboa, na noite de quarta-feira, trouxe níveis de pluviosidade acima do normal, tendo provocado inundações um pouco por toda a cidade", recorda a junta de freguesia, assinalando que a zona de Alvalade "foi das que menos consequências sofreu", o que se explica "em parte" pelo "trabalho desenvolvido pela autarquia no reforço da manutenção e limpeza de sumidouros".

Durante a noite de hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou em Portugal continental uma centena de ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria das quais na cidade de Lisboa.

Durante a madrugada, os distritos de Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal estiveram sob aviso laranja, o segundo mais grave do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de chuva forte.

Leia Também: Cheias. Governo vai avaliar prejuízos e apoiar municípios de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório