RAP não convidou Ventura para programa e ERC sugere compensação

O partido Chega, a par do PEV, foi o partido com representação parlamentar que não foi convidado pelo programa.

Notícia

© Créditos SIC

Marta Amorim
05/12/2022 15:40 ‧ 05/12/2022 por Marta Amorim

País

ERC

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu duas queixas a propósito das entrevistas aos líderes partidários no período eleitoral no programa 'Isto É Gozar Com Quem Trabalha'. Em causa está o facto de o partido Chega não ter sido convidado, facto que a entidade condena, aconselhando a SIC a compensar a exclusão.

Segundo a deliberação, a SIC alegou que se trata de um "subgénero de programas de entretenimento de cariz humorístico", e que, "não sendo um programa informativo, não está adstrito ao cumprimento das normas da Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido e das leis eleitorais dirigidas a programas de atualidade informativa e serviços noticiosos". 

Ainda assim, e segundo a ERC, apesar de o programa televisivo de humor 'Isto É Gozar Com Quem Trabalha' não ser um programa carácter informativo, “num programa em que a política se cruza com o entretenimento” e contando que “os candidatos convidados para o programa beneficiam de grande visibilidade para apresentar os seus programas eleitorais, convicções e personalidade”, a SIC deve “respeitar os princípios que enformam a atividade dos órgãos de comunicação social durante o período eleitoral”.

Assim, diz ainda a ERC: "Um programa de entretenimento, apesar de beneficiar de uma maior margem de discricionariedade na forma como aborda o período eleitoral, não pode — atento o seu potencial para conferir visibilidade aos candidatos e influenciar o sentido de voto —, deixar de ser objeto de avaliação de acordo com os princípios que enformam a atividade dos órgãos de comunicação social durante o período eleitoral".

Por fim, a entidade diz que a escolha de não "convidar determinadas candidaturas para o programa imporia à SIC um especial cuidado em compensar desequilíbrios surgidos em virtude de opções editoriais no âmbito dos seus programas de entretenimento". 

O partido Chega, a par do PEV, foi o partido com representação parlamentar que não foi convidado pelo programa. No que toca aos partidos sem representação parlamentar, apenas foi convidado o líder do Partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR), com exclusão dos demais partidos. 

Leia Também: ONG dá "voto de desconfiança" a comissão de acompanhamento em obstétrica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas