Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Hospital de Santa Maria com "acréscimo de 30%" na afluência às urgências

Existiram "cerca de 460 atendimentos só no sábado, dia 3 de dezembro".

Hospital de Santa Maria com "acréscimo de 30%" na afluência às urgências
Notícias ao Minuto

19:58 - 04/12/22 por Ema Gil Pires

País Saúde

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) disse ter registado, ao longo deste fim de semana, uma "elevada afluência ao seu serviço de urgência central", no Hospital de Santa Maria. Segundo dá conta um comunicado enviado às redações, existiram "cerca de 460 atendimentos só no sábado, dia 3 de dezembro".

Em causa está um número que corresponde a "mais 150 episódios de urgência em comparação com o mesmo dia da semana anterior, isto é, um acréscimo de 30%".

Do centro hospitalar em causa fazem parte, recorde-se, o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.

Segundo revela a mesma fonte do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, este aumento de afluência resulta "de uma maior procura por parte dos utentes da área de referência do CHULN, mas também do funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

Posto isto, justifica a mesma entidade, o Hospital de Santa Maria viu-se obrigado a "apoiar outras unidades na zona de Lisboa e Vale do Tejo que ativaram o desvio de doentes por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), designadamente assegurando a resposta aos doentes da área de Loures".

Esta nota de imprensa surge depois de, ao longo do fim de semana, ter sido reportado que doentes urgentes que se deslocaram ao Hospital de Santa Maria estavam a ser obrigados a aguardar por várias horas para receber cuidados médicos.

Recorde-se ainda que, no sábado à noite, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, fechou as urgências por falta de profissionais, obrigando a que muitos pacientes procurassem por cuidados médicos noutras instituições de saúde.

O mesmo comunicado veio ainda garantir que o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte "contribuiu", assim, "para garantir a articulação da resposta entre hospitais do SNS".

Leia Também: Urgência Geral do Hospital de Setúbal com constrangimentos até às 20h00

Recomendados para si

;
Campo obrigatório