Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Barba ruiva'. Cinco detidos para cumprimento de penas de prisão

As detenções ocorreram por volta das 7h10.

'Barba ruiva'. Cinco detidos para cumprimento de penas de prisão
Notícias ao Minuto

18:54 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País PSP

Cinco homens, com idades entre os 28 e 54 anos, associados à operação ‘Barba Ruiva’ foram, esta quarta-feira, detidos, de modo a darem cumprimento às suas penas de prisão. Em causa está o processo que, em julho de 2020, levou à detenção de 13 pessoas por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Espinho, Ovar e Vila Nova de Gaia.

As detenções ocorreram por volta das 7h10, em cumprimento dos mandados de detenção e condução emanados pelo Tribunal de Santa Maria da Feira, diz a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os indivíduos foram, na altura, condenados em julgamento, mas colocados em liberdade após terem recorrido da sentença, aponta a nota.

Os suspeitos foram, assim, transportados para o Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias), de modo a cumprirem as respetivas penas de prisão efetiva (seis anos e nove meses, dois anos, um ano e nove meses, um ano e seis meses, e um ano e nove meses).

Recorde-se de que, em abril de 2022, o Tribunal da Feira condenou nove dos 22 arguidos a penas efetivas entre um ano e meio e os seis anos e nove meses de prisão. Os restantes 13 arguidos foram punidos com penas suspensas entre um ano e dois meses e cinco anos de prisão.

Os arguidos, 18 homens e quatro mulheres, com idades entre os 19 e os 65 anos, estavam acusados de tráfico de droga e tráfico de menor gravidade. Um deles respondia ainda por um crime de detenção de arma proibida.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos dedicavam-se ao tráfico de droga, nomeadamente haxixe, cocaína e heroína, nas áreas geográficas compreendidas entre Espinho, Gaia e Feira.

O MP referia ainda que os suspeitos colaboravam entre si, adquirindo a droga em conjunto na cidade do Porto e, quando um deles não tinha produto, encaminhava o consumidor para o outro.

No total, foram feitos 44 mandados de busca e aprendidas mais de três mil doses de droga, várias armas, veículos e mais de 13 mil euros.

[Notícia atualizada às 20h04]

Leia Também: 'Barba Ruiva'. Penas até 6 anos e 9 meses de prisão para os 22 arguidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório