Sete militares do Exército Português e um militar da Marinha, integrados na Missão de Treino da União Europeia no Mali (EUTM-Mali), foram recentemente agraciados com a 'Common Security and Defence Policy Service Medal'.
Em causa está uma distinção que se destina a "reconhecer os serviços prestados por militares e civis nas operações de gestão de crises sob a égide da União Europeia", informa uma nota publicada no site do Exército Português.
O reconhecimento surgiu no contexto da EUTM-Mali, missão que prevê a "capacitação das Forças Armadas Malianas, tornando-as capazes de contribuir para a melhoria da situação de segurança, controlo e implementação do Estado de Direito em todo o seu território", explica ainda a nota.
As cerimónias de atribuição de medalhas, que tiveram lugar no Quartel-General da Missão e no Campo de Treino Koulikoro, foram presididas pelo Comandante da EUTM-Mali, Brigadeiro-General Radek Hasala, e pelo Comandante da Education and Training Task Force, Coronel Milan Zvirinsky.
Leia Também: Costa salienta papel insubstituível da ONU e felicita Exército português