Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Morreu o antigo presidente da câmara de Alenquer Álvaro Pedro

O antigo presidente da Câmara de Alenquer Álvaro Pedro e histórico militante do PS morreu hoje em casa, de doença, aos 83 anos, confirmou à agência Lusa presidente da comissão política concelhia, João Nicolau.

Morreu o antigo presidente da câmara de Alenquer Álvaro Pedro
Notícias ao Minuto

18:13 - 20/10/22 por Lusa

País Óbito

O também deputado na Assembleia da República disse à Lusa que Álvaro Pedro, presidente da Câmara Municipal de Alenquer entre 1976 e 2009, "faleceu em casa" por complicações de saúde que tinha há já vários anos.

O velório está a decorrer na Sociedade Filarmónica da Abrigada, no concelho de Alenquer, onde se realiza o funeral na sexta-feira, pelas 15:00, informou.

Reagindo com "muita tristeza e pesar" à morte do militante e endereçando os "sentidos pêsames à família", João Nicolau recordou que o socialista "foi um dos responsáveis pela implantação do PS em Alenquer".

"A sua generosidade, compaixão e preocupação com o concelho de Alenquer e com a região Oeste será para sempre lembrada por todos os alenquerenses", acrescentou, agradecendo ainda o "trabalho e dedicação" pelo concelho e considerando que o autarca é uma "inspiração e exemplo de dedicação" para o futuro.

Por seu lado, o atual presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado (PS), disse lamentar a morte de Álvaro Pedro, que era "uma referência para Alenquer".

"Foi uma pessoa muito presente, que se envolveu de alma e coração no desenvolvimento e consolidação do concelho, durante 33 anos da sua vida", afirmou o autarca, citado numa nota de pesar publicada no site deste município do distrito de Lisboa.

Dirigindo "condolências à família", Pedro Folgado "enalteceu o papel que Álvaro Pedro teve na autarquia, no concelho, no Oeste e noutras sedes partidárias".

A câmara municipal decretou dois dias de luto municipal a partir de hoje pela partida do autarca "empreendedor e homem de convicções fortes".

"Deixou-nos, mas o seu legado irá perdurar no tempo, não apenas pelo contributo indelével para a consolidação do nosso concelho, mas também pelo exemplo deixado no exercício de funções políticas e na vida", sublinhou a autarquia, que, nas últimas comemorações do 05 de outubro no concelho, atribuiu o nome de Álvaro Pedro à Via de Cintura Externa de Alenquer.

Também a comissão nacional do PS "lamenta profundamente o falecimento do antigo presidente da Câmara Municipal de Alenquer, à qual devotou vários anos da sua vida", e "endereça a todos no concelho de Alenquer e em especial à família e amigos de Álvaro Pedro as suas mais sentidas condolências", é referido numa nota de pesar publicada no site do partido.

O PS recordou "as suas oito vitórias eleitorais, seis das quais por maioria absoluta, o que espelham bem a sua devoção à vida política e ao bem-estar e qualidade de vida de todos".

A Comunidade Intermunicipal do Oeste também publicou uma nota de pesar, na qual "apresenta as mais sinceras condolências à família pela sua partida".

Álvaro Joaquim Gomes Pedro, nascido em 03 de dezembro de 1938, em Abrigada, integrou a primeira comissão administrativa da Câmara Municipal de Alenquer após o 25 de Abril e foi o primeiro presidente desta câmara municipal a vencer eleições livres, em 1976, tendo sido reeleito até 2009, sempre pelo PS.

Foi membro do Conselho Geral e da Comissão de Infraestruturas, Urbanismo e Ambiente da Associação Nacional de Municípios, presidente da Associação de Municípios do Oeste e administrador da empresa intermunicipal Resioeste.

O autarca começou a sua carreira profissional como operário metalúrgico na Ford Lusitânia, em Azambuja.

Ao longo da sua vida, foi diversas vezes homenageado, tendo recebido em 2015 o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Leia Também: Homem suspeito de provocar fogo em Alenquer devido a queima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório