Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

GNR apreende quase seis toneladas de sardinha em Ílhavo

A sardinha e o atum apreendidos foram considerados impróprios para consumo.

GNR apreende quase seis toneladas de sardinha em Ílhavo
Notícias ao Minuto

09:25 - 19/10/22 por Notícias ao Minuto

País Pesca

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na passada quinta-feira mais de seis toneladas de pescado subdimensionado, a grande maioria sardinhas pescadas ilegalmente, na localidade de Gafanha da Nazaré, em Ílhavo.

Em comunicado, as autoridades explicam que a embarcação em causa "que tinha excedido o limite diário de captura de sardinha". Este ano, aquando da reabertura da pesca da sardinha em maio, o Governo definiu que os limites para a pesca de sardinha variam entre 1.080 quilos e os 3.240 quilos, para as embarcações superiores a 16 metros.

No entanto, a embarcação superava largamente o limite diário, tendo sido apreendidos 5.926 quilos de peixe.

Em outra embarcação, as autoridades encontraram "lula e polvo subdimensionados, assim como atum rabilho esviscerado e, portanto, transformado a bordo, o que constituí uma prática não licenciada". Nesta embarcação foram apreendidos 65 quilos de atum rabilho, 78 quilos de lula e 14 quilos de polvo vulgar subdimensionados.

A sardinha e o atum rabilho foram considerados "impróprios para consumo" pela GNR, sendo que o resto do pescado foi "doado a instituições de solidariedade social da região de Aveiro".

Já os mestres das embarcações foram identificados pela GNR, e as empresas proprietárias das embarcações enfrentam uma multa que pode atingir os 75 mil euros.

Leia Também: GNR apreende quase 10 toneladas de sardinha pescada ilegalmente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório