Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Santos Silva enaltece prestígio do prémio Norte-Sul

O presidente da Assembleia da República enalteceu hoje o prestígio do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, lembrando algumas personalidades que já o receberam como Mário Soares ou Lula da Silva e desejou os "melhores sucessos" aos galardoados.

Santos Silva enaltece prestígio do prémio Norte-Sul
Notícias ao Minuto

13:02 - 18/10/22 por Lusa

País Conselho da Europa

Augusto Santos Silva abriu hoje a cerimónia de entrega do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, na Sala do Senado, no parlamento, atribuídos a uma antiga presidente da Câmara de uma cidade afegã, Zarifa Ghafari, e ao Mecanismo Covax, de apoio à luta contra a covid-19.

"É uma enorme honra para nós podermos testemunhar a entrega do premio à Covax e a uma líder da causa da democracia, dos direitos humanos e das mulheres no Afeganistão. Desejo os melhores sucessos ao Centro Norte-Sul, ao Conselho da Europa e aos galardoados, no seu esforço conjunto pela promoção da democracia, do estado de Direito e dos Direitos Humanos", afirmou o presidente do parlamento.

Numa breve intervenção, Augusto Santos Silva enumerou algumas das razões pelas quais "é um prazer" para a Assembleia acolher a cerimónia de atribuição deste prémio, entre elas, o seu prestígio.

"Pelo prestigio que o prémio tem e que lhe é dado pelas personalidades que já o mereceram, cito ao acaso, personalidades como Mário Soares, Kofi Annan, Gorbachev, Lula da Silva, que em diversas oportunidades mereceram o premio Norte-Sul" e também instituições, como por exemplo, a Comissão Internacional contra a Pena de Morte, destacou.

Santos Silva lembrou ainda que o Conselho da Europa "diz muito" a Portugal, uma vez que "foi a primeira organização europeia de Direitos Humanos e de promoção do estado de Direito a que a jovem democracia portuguesa pediu a adesão em 1976".

O presidente do parlamento referiu também que o Centro Norte-Sul, sediado em Portugal, em Lisboa, tem uma missão "da mais alta importância que é favorecer o diálogo euro mediterrânico em áreas tão importantes como são as áreas dos Direitos Humanos e do Estado de Direito".

A cerimónia conta com intervenções dos laureados Zarifa Ghafari e, em representação do Mecanismo Covax, José Manuel Durão Barroso, Jane Halton, Bruce Aylward e Etleva Kadili, bem como do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O ato conta também com a presença dos presidentes do Comité Executivo do Centro Norte-Sul, Lorenzo Vella, e da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Edite Estrela, em representação do presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, e ainda com a secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa distingue anualmente duas personalidades ou organizações pelo seu compromisso com os Direitos Humanos, com a Democracia e com o Estado de Direito, contribuindo para o diálogo Norte-Sul, fomentando a solidariedade, a interdependência e as parcerias.

Leia Também: Autarca afegã e Covax recebem em Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório