Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Feriado será marcado por temperaturas amenas (com chuva nos Açores)

Saiba com o que contar.

Feriado será marcado por temperaturas amenas (com chuva nos Açores)
Notícias ao Minuto

16:25 - 04/10/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

No dia em que se celebra a Implantação da República portuguesa, a 5 de outubro, o tempo mostrar-se-á ameno e com céu pouco nublado ou limpo na generalidade de Portugal continental. Já no arquipélago da Madeira, a neblina será, por vezes, forte. Mas, se vive no arquipélago dos Açores, temos más notícias: além de céu muito nublado, deverá contar também com chuva, segundo as previsões do Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).

No Continente, é esperado “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, até ao meio da manhã”, de acordo com um comunicado do IPMA a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Apesar do vento em geral fraco, que se poderá tornar moderado no litoral oeste, a partir da tarde, deverá registar-se uma “pequena subida da temperatura máxima na faixa costeira ocidental, em especial na costa Alentejana” e, pelo contrário, uma “pequena descida no Algarve”.

A temperatura mais elevada será sentida em Évora (33ºC), ao passo que Aveiro apontará o valor mais baixo (21ºC). No campo das temperaturas mínimas, várias regiões registarão 10ºC (Viana do Castelo, Braga, Bragança, e Leiria), enquanto outras sentirão temperaturas mais convidativas, entre os 16ºC e os 19ºC (Beja, Sagres, Portalegre, Setúbal, Évora, Lisboa, entre outras).

Contudo, a generalidade do país será brindada com temperaturas amenas, em linha com as previsões do IPMA quanto à depressão em altitude a sul de Portugal continental “que está trazer para a Península Ibérica poeiras e temperaturas elevadas”, aumentando o perigo de incêndio rural.

Ainda que sem chuva, o arquipélago da Madeira verá períodos de céu muito nublado, assim como vento fraco a moderado, que poderá ser forte nas terras altas, a partir do final da tarde. As temperaturas máximas rondarão os 25ºC, ao passo que as mínimas estarão na ordem dos 19ºC.

No arquipélago dos Açores, contudo, o céu mostrar-se-á geralmente muito nublado, com períodos de chuva, e vento nordeste fresco (30/40 km/h) com rajadas até 55 km/h, rodando gradualmente para sul e tornando-se bonançoso (10/20 km/h) a partir da noite.

De notar ainda que, segundo o IPMA, a partir de domingo a previsão aponta para uma descida da temperatura e regresso da chuva.

Leia Também: Temperaturas acima dos 30 graus, poeiras e aumento do perigo de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório