Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Governo identificou dois imóveis para alojar polícias na região de Lisboa

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo já identificou dois imóveis na Área Metropolitana de Lisboa que podem "entrar rapidamente ao serviço" para alojar agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Governo identificou dois imóveis para alojar polícias na região de Lisboa
Notícias ao Minuto

18:09 - 29/09/22 por Lusa

País Debate

"Creio que o ministro da Administração Interna não levará a mal que diga que [a tutela] pelo menos já tem identificados dois imóveis na Área Metropolitana de Lisboa em condições de serem adquiridos e poderem entrar rapidamente ao serviço", sustentou António Costa, na segunda ronda do debate de política geral no parlamento.

Em resposta à deputada socialista Susana Amador, o primeiro-ministro disse que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência o Governo identificou a criação de "alojamento para os elementos das forças e serviços de segurança" no valor de 40 milhões de euros e que em julho de 2021 "foram descongelados 20 milhões de euros de saldos dos serviços sociais da PSP" para o mesmo efeito.

António Costa enalteceu o papel das forças de segurança como garante de Portugal ser sucessivamente considerado por diversos `rankings´ como um dos países mais seguros do mundo, classificação que na ótica do chefe do Governo se traduz em maiores oportunidades de investimento estrangeiro.

No entanto, o primeiro-ministro reconheceu que a falta de habitação é um problema "muito grave", nomeadamente na região de Lisboa onde "é mais cara" e onde há uma "forte concentração do dispositivo da PSP".

O mesmo não acontece com a GNR, prosseguiu, já que a "capilaridade do seu dispositivo" faz com que seja "relativamente fácil a reaproximação aos locais de origem".

Leia Também: Costa afirma que ouve o ruído da bolha política, mas não se distrai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório