Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Regulamentação do SNS? "Decisão até ao fim da semana" (e deverá ter 'ok')

Presidente da República já fez uma primeira leitura do diploma e nota "um esforço do Governo de se aproximar ao ponto de vista do Presidente". Marcelo exigia uma separação clara entre os decisores políticos e a gestão do SNS.

Regulamentação do SNS? "Decisão até ao fim da semana" (e deverá ter 'ok')

O Presidente da República deverá promulgar o primeiro diploma sobre a regulamentação do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma vez que este se aproxima da sua posição sobre o assunto, ao criar uma instituição responsável pela gestão que está separada das decisões políticas.

Marcelo Rebelo de Sousa adianta que o diploma chegou ao Palácio de Belém no sábado à noite, quando o chefe de Estado "ainda estava a viajar do Brasil para Portugal", mas já fez "uma primeira leitura" e diz que o documento "mostra que há um esforço do Governo de se aproximar ao ponto de vista do Presidente", separando a gestão do SNS, de modo a "preservar a independência e isenção" do mesmo.

Recorde-se que Marcelo promulgou as novas regras de funcionamento do Serviço Nacional de Saúde com dúvidas, pedindo clarificações ao Governo na legislação seguinte.

Agora, reconhece que o novo diploma revela "um esforço no sentido de ser criada uma instituição autónoma" e, desse modo, "preservar a independência e isenção do SNS" e tornar "mais estável a sua gestão".

Assim sendo, promete tomar uma decisão "até ao fim da semana".

"Já fiz uma primeira leitura, no entanto os serviços da Presidência irão analisá-la nos próximos dois ou três dias e espero ter uma decisão até ao fim da semana, certamente", indicou, em declarações aos jornalistas na Feira do Livro de Lisboa. "Eu vou analisar em pormenor, porque é um diploma longo e complexo, mas parece-me que vai no bom caminho."

Em causa, para o chefe de Estado, estava a necessidade de deixar claro que "quem toma decisões políticas são os decisores políticos, portanto, o Parlamento no quadro legislativo, e o Governo na gestão política".

Já quem gere o SNS "é uma realidade que é autónoma e que, portanto, dá uma garantia de estabilidade, de perdurabilidade, de separação relativamente à instância política", explica.

Questionado pelos jornalistas, o Presidente da República confirmou ainda que vai estar presente no funeral da rainha Isabel II, na segunda-feira, dia 19 de setembro, pelo que se desloca a Londres no próximo domingo.

[Notícia atualizada às 18h19]

Leia Também: PCP vai apresentar projeto de lei para 'retificar' Estatuto do SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório