Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Secretário de Estado destaca "investimento histórico" para Paris2024

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou hoje um "investimento histórico no alto rendimento" feito pelo Governo, que aprovou 31,2 milhões de euros para o programa de preparação olímpica e paralímpica para Paris2024.

Secretário de Estado destaca "investimento histórico" para Paris2024
Notícias ao Minuto

17:38 - 08/09/22 por Lusa

País Jogos Olímpicos

"Trata-se de um investimento histórico no alto rendimento. Permite que mais atletas sejam qualificados para integrar o programa, com reforço dos montantes das suas bolsas e das verbas para a sua preparação desportiva e participações internacionais", destacou João Paulo Correia, em declarações à Lusa.

Em comunicado, a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto dá conta que "foi hoje aprovada a Resolução de Conselho de Ministros que determina a realização de despesa para a execução do Programa de Preparação Olímpica e Paralímpica para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos - Paris 2024 no total de 31,2 milhões de euros".

As verbas para o próximo ciclo olímpico constituem um aumento de 18,4%, enquanto no paralímpico a evolução é de 32,9%, em ambos os casos relativos ao programa de Tóquio2020.

Para esses Jogos, adiados em um ano devido à pandemia de covid-19, foram aprovados 18,55 milhões de euros para olímpicos -- reforçados em quatro ME por causa do adiamento -, face a 22 milhões desta feita, e no paralímpico a verba cresce de 6,92 milhões, com um acréscimo de 1,2 milhões, para 9,2 milhões.

Para João Paulo Correia, este aumento "possibilitará, também, que qualquer atleta que participe em Paris2024 tenha assegurada a continuidade da sua bolsa de apoio".

A resolução hoje aprovada em Conselho de Ministros "tem ainda como objetivo o reforço dos Programas de Esperanças Olímpicas e Paralímpicas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles2028 e Brisbane2032".

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, com a tutela do Desporto, Ana Catarina Mendes, tinha confirmado à Lusa, na terça-feira, uma verba global de 30 milhões de euros, o "maior reforço para a preparação olímpica".

Os valores aplicados nos últimos Jogos, num total de aproximadamente 30,6 milhões - num ciclo olímpico atípico e alargado para cinco anos -, já corresponderam a aumentos significativos face aos do Rio2016, quando foram empregues 16 milhões na preparação olímpica e 3,8 na paralímpica.

Leia Também: "Não largo as medalhas, vão dormir comigo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório